Sexta-feira, 11 de Abril de 2008

Centro Educativos Promotores de Arte

 

 

 CASA DA MÚSICA

"Há alguns edifícios que oferecem uma continuidade, mas este tem esta espécie de elementos autónomos  e abruptos, que se ligam através de um espaço fluido. Assim, vejo-o como uma espécie de ensaio acerca de autonomia e fluidez, separação e ligação. Para mim, é importante que os elementos fixos estejam rodeados por uma experiência muito mais fluida."
Rem Koolhaas  in Publico

 

 

Imaginada para assinalar o ano de 2001, em que a cidade do Porto foi Capital Europeia da Cultura, a Casa da Música é o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à Música, seja no domínio da apresentação e fruição pública, seja no campo da formação artística e da criação.

O projecto foi definido em 1999, como resultado de um concurso internacional de arquitectura que escolheu a solução apresentada pelo gabinete de Rem Koolhaas - Office for Metropolitan Architecture. As escavações iniciaram-se ainda em 1999, no espaço da antiga Remise dos eléctricos do Porto na Rotunda da Boavista, e a Casa da Música foi inaugurada na Primavera de 2005, no dia 15 de Abril.

Concebida para ser a casa de todas as músicas, integra-se no processo de renovação urbana da cidade e numa rede de equipamentos culturais à escala metropolitana e mundial. Acolhe um projecto cultural inovador e abrangente e que assume a dinamização do meio musical nacional e internacional, nas mais variadas áreas, da clássica ao jazz, do fado à electrónica, da grande produção internacional aos projectos mais experimentais.

Para além de concertos, recitais e performances, a Casa da Música promove encontros de músicos e musicólogos, investindo na procura das origens da música portuguesa e apostando no seu papel de elemento nuclear na educação musical. Define-se também enquanto plataforma cultural aberta a cruzamentos entre a música e outras áreas de criação artística e de conhecimento, um espaço aberto a todos os públicos e a todos os criadores.

 

 

SERVIÇO EDUCATIVO

Nascer para a música


Primeiros Sons - wokshops para bebés e crianças em idade pré-escolar

Uns acabaram de nascer, outros estão quase a entrar para a escola. Acompanhados por pais, avós ou educadores, bebés e crianças até aos 5 anos vivem experiências musicais únicas e importantes para o seu desenvolvimento. Na Casa da Música, o estímulo à aprendizagem tem laços de ternura.


Curiosos, atentos a tudo ao seu redor, os bebés absorvem conhecimentos a um ritmo espantoso. Desvalorizar as suas capacidades de assimilação da realidade é comprometer o seu desenvolvimento. E uma das melhores formas de os estimular é, sem dúvida, através música - da lógica de raciocínio à transmissão de afectos, tudo o que é bom passa por aqui. Os workshops Primeiros Sons vão ao encontro dos adultos atentos às necessidades das crianças e que desde os primeiros tempos desejam dotá-las dos instrumentos que potenciam o seu desenvolvimento saudável e integral.

 

Os workshops são conduzidos por três grupos de formadores, o que garante a renovação regular das actividades propostas. Existe ainda o cuidado em preparar programas distintos e ajustados a três grupos etários diferenciados: 0-18 meses, 18 meses-3 anos e 3-5 anos.
Além de uma oferta rica, variada e contrastante de propostas musicais, Primeiros Sons tem a particularidade de possibilitar o encontro de gerações e proporcionar momentos únicos em família, já que cada bebé ou criança pode ser acompanhado por dois adultos.

 

O Corpo Faz o Som


Instrumento virtual electrónico, o Sound=Space transforma em sons todos os movimentos do corpo. Através desta aplicação tecnológica computorizada, move-se, flui-se e ouve-se. É uma das mais gratificantes experiências à disposição na Casa da Música, com excelentes resultados ao nível da arte, da educação e da terapia.

Que sons faz o corpo ao mover-se? A pergunta, estranha, ganha todo o sentido quando se fala do Sound=Space, uma das aplicações mais interessantes da tecnologia informática no campo da música e comunicação. E o que poderá parecer um bicho de sete cabeças, para quem nunca experimentou, é afinal tão simples como abrir os braços, dar um salto ou levantar uma perna: cada movimento é traduzido em sons.
Dois simples passos podem despertar um piano, como se o chão tivesse teclas invisíveis; uma corrida pode abraçar vários instrumentos; um aceno pode fazer os sinos tocar. Tudo depende das ordens dadas a um computador formatado para aceder a todas as vontades, capaz de produzir diferentes estilos musicais e uma variedade infinita de sons, bruscos e intensos ou leves e sussurrantes.

 

Contar a Cantar

1, 2, 3... vamos contar outra vez! Ou cantar? É fácil de resolver: contamos, cantamos, divertimo-nos e aprendemos!

Uma grande brincadeira entre amigos de palmo e meio, "Contar a Cantar" compreende várias actividades de iniciação à música que permitem conhecer os números. De 1 a 8, vão saltar as cantigas e contar-se as notas musicais.

Contagiadas pela boa disposição, as crianças soltam a voz e o corpo, ao mesmo tempo que aprendem pequenos padrões rítmicos que se misturam com contar, agrupar, ordenar ou manipular formas geométricas.

Canção a canção, o mundo dos números vai fazer sentido. E só se perde a conta às gargalhadas!

Clip... e descobre a música


Quem quer gravar um videoclip? O desafio é lançado a grupos de crianças que têm de superar várias etapas de um jogo para conquistarem o prémio. Com muita diversão à mistura, desenvolvem diferentes actividades e ficam a conhecer obras musicais e compositores.

 

 

 

 

 

 

Contactos
Tel. 220 120 214 | Fax 220 120 298

Email: info@casadamusica.com

Obrigado pela atenção

(Re)Viver a Arte

  • Carolina Tulha
sinto-me:

publicado por domusperfectus às 10:04
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11

21
22
23

26
31


.posts recentes

. POSTER PARA A FINAL DO cc...

. (Re)Conhecer os Narcótico...

. (Re) Encontro de Gerações

. (Re)Encontro de Gerações

. (Re) Encontro de Gerações

. Desenho-criança

. Tipos de Drogas

. Entrevista na Polícia

. Linhas de Ajuda - (Re)Con...

. Portugal-um dos países co...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.tags

. todas as tags

.links

.as minhas fotos

.subscrever feeds